Museu da Maramata integra novo roteiro turístico de Ilhéus

0
25

Museu do Mar e da Capitania - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus (6)O Museu do Mar e da Capitania possui cinco acervos que somam o total de 266 motivos de apreciação. São 200 peças sobre o mar; 16 mostram as histórias dos índios Tupinambás, outras oito contam um pouco das escolas de Ilhéus, além de 20 unidades sobre os pontos turísticos do município e 19 sobre escritores regionais.

O Museu do Mar e da Capitania instalado na Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) agora faz parte do novo roteiro turístico de Ilhéus elaborado pela Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Convention Bureau.

A partir do próximo dia 19, os turistas que chegarem ao município, terão acesso a um circuito de visitações rico em história, memória e informações sobre a vida marinha.

Visitantes interessados podem comprar o pacote, que inclui deslocamento, almoço e acompanhamento de guias, nos hotéis e agências turísticas. Além disso, escolas do município terão acesso gratuito ao roteiro, bastando agendar com a Rede de Museus pelo email redemuseubasul@gmail.com ou pelo próprio museu da Maramata (museudomaredacapitania@gmail.com/). Os guias estão em fase de capacitação e terça-feira, dia 10, farão uma visita teste, colocando em práticas as informações apreendidas.

Segundo a coordenadora do Museu do Mar e da Capitania, Tâmiris Lima, o roteiro de museus colabora para ampliar a permanência de turistas na cidade, além de fortalecer os pontos histórico-culturais. Fazem parte do trajeto, o Memorial Misael Tavares (que funciona no térreo do Ilhéus Hotel), o Museu do Cacau (Rua Eustáquio Bastos) e a Casa de Arte Baiana/Espaço Goca Moreno (localizado na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 76).  

A parada para o almoço será na Casa Sá Barreto, no Bairro Savóia.  Em seguida estão o Memorial Unzá Tombenci Neto (localizado na Avenida Brasil, Alto dos Carilos) e o Espaço Cultural Casa Aberta (situada no Outeiro de São Sebastião). O percurso finaliza na Maramata, no Bairro Nova Brasília, zona sul de Ilhéus.

Aberto de segunda a sexta-feira, o Museu do Mar e da Capitania possui cinco acervos que somam o total de 266 motivos de apreciação. São 200 peças sobre o mar; 16 mostram parte da história dos índios Tupinambás, outras oito contam um pouco das escolas de Ilhéus, além de 20 unidades sobre os pontos turísticos do município e 19 sobre escritores regionais.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário