secom bahia prefeitura ilheus pmi


Velocidade da internet não pode ficar abaixo de 70% da contratada

0
291

Os provedores de conexão de internet banda larga terão de respeitar uma média mensal de, no mínimo, 70% da velocidade contratada pelo cliente, segundo norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que entrou em vigor.

A partir de agora, a velocidade também não pode nunca estar abaixo de 30% do valor contratado.

As exigências para velocidade média mensal e mínima eram, até anteontem, de 60% e de 20%, respectivamente, e deverão saltar para 80% e 40% em novembro do ano que vem.

Isso significa que, em um teste de conexão, alguém que paga por um plano de 10 Mbps nominais deve verificar sempre que sua internet está acima de 3 Mbps.

Esses percentuais valem tanto para a taxa de download (dados recebidos, como acessar vídeos e seu perfil em uma rede social) quanto para a de upload (dados enviados, como e-mails e fotos), que são quase sempre diferentes -a de upload é geralmente muito mais baixa.

As taxas médias são fiscalizadas pela próprio órgão, com a ajuda de voluntários. Já a momentânea pode ser feita pelo usuário.

A agência reguladora indica o site Brasil Banda Larga (brasilbandalarga.com.br) para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

Há também aplicativos da agência para Android e para iOS feitos para aferir as taxas com smartphones.

*RECLAMAÇÕES*

Consumidores que verificarem a velocidade abaixo de 30% da contratada devem reclamar primeiro à operadora, recomenda a Anatel.

Caso o problema não seja resolvido, o cliente deve fazer uma reclamação com a própria agência, no telefone 1331 ou pelo site (anatel.gov.br), em Fale Conosco.

*MÉDIA NACIONAL HOJE*

Segundo uma classificação da Akamai, o Brasil está em 73º lugar em velocidade média das conexões de banda larga, num ranking com 243 países, com média nacional de 2,3 Mbps (abaixo da média global, de 3,1 Mbps).

Um relatório da Cisco divulgado nesta semana aponta que há 27,3 milhões de pontos de conexão de banda larga no Brasil, incluindo fixos (residenciais, 19,9 milhões) e móveis (7,3 milhões).

O relatório considera como banda larga móvel acessos feitos por meio de modem USB em planos pós-pago ou em modem embutido (tablets) também pós-pago.

Segundo a Cisco, a velocidade média da banda larga é de 4,88 Mbps, enquanto o preço médio é de R$ 64.

Fonte: Folha Online – 02/11/2013

Publique seu comentário

WordPress Lightbox