secom bahia prefeitura ilheus pmi


Nota de Esclarecimento do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari

0
255

Após a extinção total do incêndio ocorrido na tarde da última terça-feira (17/12), na casa de máquinas do navio Golden Miller, atracado no Porto de Aratu, as equipes técnicas estão concentradas no esforço de contenção e remediação do resíduo de óleo decorrente do combate ao fogo.

Foi estabelecida uma estratégia de contenção para proteção das praias na área de influência do Porto de Aratu, incluindo a implantação de seis quilômetros de barreiras para absorção do óleo. A operação envolve um total de 14 embarcações e uma equipe 60 técnicos especializados em proteção ambiental.

O trabalho de contenção e remediação está sendo realizado pelas empresas Hidroclean e Gaia Ambiental. Estão sendo realizados sobrevoos diários na área atingida com o objetivo de identificar os pontos afetados e atualizar a estratégia de atuação.

A mancha identificada na Baía de Aratu é composta de uma mistura de óleo combustível com óleo lubrificante leve. Seus efeitos no meio ambiente variam em intensidade, tipo e duração, de acordo com vários fatores entre os quais correntes marinhas predominantes, incidência solar e de ventos.

Adicionalmente a esse trabalho, a Cetrel, empresa de proteção ambiental do Polo de Camaçari, está fazendo o monitoramento da qualidade do ar da área e das comunidades do entorno de forma preventiva. Os resultados preliminares indicam que não há anormalidade na qualidade do ar.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox