secom bahia prefeitura ilheus pmi


Blocos que irão desfilar no período de carnaval em Ilhéus devem se cadastrar até a sexta-feira (28)

0
248

Bloco Zé Pereira 2014 .

Bloco Zé Pereira 2014 .

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), até esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, no período das 9 às 18 horas. Os blocos que utilizarão veículos automotores em seus cortejos, devem antes passar pela vistoria da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran). 

Os blocos que pretendem desfilar na Avenida Soares Lopes durante o período do carnaval deste ano (1º a 4 de março) devem ser cadastrados até esta sexta-feira, dia 28, na Secretaria Municipal de Turismo (Setur), sediada na Rua Jorge Amado, no centro da cidade, no período das 9 às 18 horas. E as entidades carnavalescas que utilizarão veículos automotores (trios, minitrios, carros de apoio e carros de som) em seus cortejos, devem antes passar pela vistoria da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran). A Secretaria de Turismo somente vai autorizar o desfile do bloco que apresentar os devidos laudos expedidos pela Sutran.

Em virtude da situação financeira precária do município, o prefeito Jabes Ribeiro decidiu não investir recursos municipais na realização de uma festa de Carnaval. Todavia, levando em conta a tradição dos ilheenses em relação aos festejos do Rei Momo, a Prefeitura vai montar, em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), uma estrutura para que moradores e visitantes possam se divertir, com a contratação apenas de atrações locais.

A organização contará com o apoio financeiro da Bahiagás e, possivelmente, de algumas empresas privadas, para ajudar a bancar o custo com a montagem do palco e com a contratação dos artistas. O circuito irá da Praça Castro Alves até a Praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes, e estará aberto das 15 às 18 horas para o desfile de blocos e de quaisquer outras entidades carnavalescas. No período das 19 às 2 horas da madrugada, artistas locais vão se revezar no palco, instalado nas proximidades da Catedral de São Sebastião.

O secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, observa que, para oferecer uma maior segurança e tranquilidade aos participantes da festa, o poder público colocará em ação um esquema envolvendo as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano, além da Guarda Municipal e do apoio da Polícia Militar. Duas das providências que serão adotadas pela prefeitura dizem respeito a um esquema especial para a  limpeza e à instalação de sanitários químicos na área reservada para a festa.

Vistoria – Com o objetivo de reduzir o risco de acidentes, todos os trios, carros de apoio e carros de som que forem animar os blocos e entidades durante o desfile espontâneo terão que ser vistoriados pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran) e receber uma licença. Programada para ser realizada até esta quarta-feira (26), a vistoria acontece na sede da Sutran, localizada na Avenida Roberto Santos, 86, no Bairro do Malhado, no período das 8 às 17 horas. Contudo, os interessados devem antes passar no Setor de Protocolo da Prefeitura de Ilhéus, no primeiro andar do Anexo das Secretarias (Rua Santos Dumont, s/n, centro da cidade), para dar entrada no processo, munidos com a documentação exigida de acordo com o tipo de veículo.

Conforme informa o superintendente da Sutran, Eliezer Ribeiro, os donos de blocos que quiserem desfilar com trios elétricos e minitrios deverão comparecer ao Protocolo com o Registro Técnico (RT) do veículo liberado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), laudo de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e do Corpo de Bombeiros, além do licenciamento anual. Já para solicitar a autorização para a circulação dos carros de som durante o período do Carnaval, os permissionários deverão entregar no Protocolo o licenciamento anual do veículo e o laudo de vistoria do Detran. “A Secretaria de Turismo só vai liberar o bloco com os veículos devidamente autorizados pela Sutran”, afirma Eliezer.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox