IPTU em Ilhéus com 20% de desconto até 31 de março
Quem fizer o pagamento integral do IPTU até o próximo dia 31 de março será beneficiado com um desconto de 20%.
O contribuinte do município já pode efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014. O secretário da Fazenda, Raimundo Ferreira de Souza, lembra que o pagamento pode ser realizado em qualquer agência da rede bancária ou correspondente lotérico. Para isso, o contribuinte deve acessar a página da Prefeitura de Ilhéus na Internet (www.ilheus.ba.gov.br) com o objetivo de imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). O mesmo documento também pode ser retirado no Setor de Tributos, localizado no térreo do Palácio Paranaguá, no centro da cidade, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.
Em 2014, mais uma vez, o ilheense conta com o maior desconto oferecido no Sul da Bahia para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Quem fizer o pagamento integral do IPTU até o próximo dia 31 de março será beneficiado com um desconto de 20%. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) estendeu o prazo, que originariamente se encerraria no dia 28 de fevereiro, para aumentar o período da quitação com o abatimento. Contudo, quem optar em quitar o imposto até 14 de abril, também contará com um abatimento de 15%, e aqueles que deixarem para o último prazo, que é 30 de abril, terão garantido ainda um desconto de 10%.
O gerente de Administração Tributária da Sefaz, Fernando Fernandes Filho, chama atenção para o fato de que o contribuinte também pode parcelar o débito em até oito vezes desde que as prestações respeitem o valor mínimo definido em Lei. “Nesse ponto, é importante fazer duas observações: as prestações vencerão sempre no dia 5 de cada mês e quem desejar fazer o parcelamento deve procurar o Setor de Tributos. Uma vez que o DAM retirado na Internet só serve para o pagamento em cota única”, explica.
IPTU – O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo instituído pela Constituição Federal, sendo cobrado sobre a propriedade localizada em zona urbana ou extensão urbana. Já os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que, por justo título, mantém a posse do imóvel. No Brasil, o IPTU costuma ter papel de destaque entre as fontes arrecadatórias municipais, figurando, em muitas oportunidades, como a principal origem das verbas em cidades consideradas médias, nas quais impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços), outro tributo municipal de grande importância, possuem uma base menor de contribuintes.
(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)