secom bahia prefeitura ilheus pmi


Dia do cacau inspira o consumo de chocolate

0
290
Adilson Reis, diretor geral do Mercado do Cacau.

Adilson Reis, diretor geral do Mercado do Cacau.

Fruto de casca amarelada que lembra o ouro envolve uma polpa esbranquiçada com sabor cítrico, principal matéria-prima do chocolate, o cacau tem um dia todo dedicado a ele. No dia 26 de março é comemorado o Dia do Cacau.

Os primeiros a cultivarem a árvore foram os sacerdotes astecas. Os frutos estavam intimamente ligados à religiosidade, devido à lenda. Das favas desses frutos, os astecas produziam uma bebida amarga que, segundo a crença, possuía “poderes especiais” e só podia ser tomada em taças de ouro.

Lendas e histórias à parte, o cacau gerou riquezas e desenvolveu a região sul da Bahia, e com a chegada da vassoura-de-bruxa (praga que ataca a plantação e compromete a produção de cacau), este saboroso fruto quase foi extinto. Estudos e pesquisas foram desenvolvidos ao longo dos anos por órgãos competentes, afim de, encontrar uma solução para convivência com a praga.

Vários clones já estão disponíveis e adaptados para resistirem ao ataque de pragas e doenças, dessa forma, a região sul da Bahia, que já foi a maior produtora do fruto no país, hoje ocupada o quinto lugar em produção mundial. E essa produção de cacau tem voltado a impulsionar a economia local com a diversificação, inovação e agregação de valor por parte dos produtores, já produzem o próprio chocolate.

Segundo dados do SEBRAE o número de pequenos empresários fabricantes de derivados de cacau na cidade de Ilhéus foi de 3 para 16 entre os anos de 2006 e 2012, gerando assim, um estímulo para os produtores e uma nova visão para a produção de cacau. No ano de 2013, o cacau também foi incluído na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) pelo governo, o que retomou o interesse pela produção, uma vez que, os produtores nacionais sofriam com a baixa remuneração.

Assim, o Mercado do Cacau, portal de notícias segmentado, com foco na cultura do cacau e chocolate, tem disponibilizado diariamente notícias atualizadas, cotações, analise de mercado e vídeos relacionados a produção, comercialização e diversificação do cacau. O portal mantém um público fiel e interessado em toda a cadeia produtiva do cacau.

De acordo com Adilson Reis, diretor geral do Mercado do Cacau, a empresa é líder no segmento e investe na qualidade da informação: “Nós trazemos diariamente notícias atualizadas e exclusivas no mundo do cacau, mostrando que a cultura tem crescido a cada dia mais, e recebido estímulos de vários segmentos”, informa.

Para manter o público ainda mais bem informado, o Mercado do Cacau, investiu na criação de sua Fanpage, facilitando assim, o acesso a informação, a facilidade na disseminação da notícia, e ainda, facilitando o contato entre o Internauta e a equipe de produção.

E para celebrar esse Dia do Cacau, nada como um bom chocolate, e vale destacar que, apesar de ser considerado o vilão das dietas, recentes pesquisas vêm apontando o doce como um aliado a saúde. Por isso, celebre este dia com um excelente chocolate.

(Fonte: MSV)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox