secom bahia prefeitura ilheus pmi


Teatro contribui para melhor desempenho do aluno na escola

0
332

Teatro na escola (2)Habilidades como percepção e foco são desenvolvidas nas salas de aula, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem das crianças

Funcionando como uma ferramenta para melhorar o processo educacional e a aprendizagem da criança, a utilização do teatro dentro das escolas se tornou uma prática bem comum, afinal de contas, também contribui na percepção de si e de quem está ao seu redor. Esses jogos teatrais proporcionam aos alunoso desenvolvimento mental e físico, se tornando uma das características mais importantes durante a infância.

Para Malena Dória, professora de teatro do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, essas aulas são importantes ferramentas de transformação e contribuem para trabalhar a concentração, a interação com o outro, o autoconhecimento e também a consciência corporal. “As atividades são realizadas em forma de jogos teatrais, que desenvolvemos habilidades como o foco, desenvoltura e a memória, indispensáveis para o desenvolvimento escolar em todas as idades”, explica.

No Anglo, o teatro já vem sendo utilizado há três anos, com as turmas do mini-maternal ao fundamental II, que corresponde às crianças de 2 a 11 anos de idade. “Nossas aulas são semanais e em turmas sempre pequenas, divididas por idade, para um melhor aproveitamento didático-pedagógico”, complementa Malena.

É válido lembrar que o mais importante nas aulas de teatro desenvolvidas na escola não é o valor artístico das atuações dos pequenos, mas sim perceber como cada um deles buscam soluções diante dos desafios propostos, aprimorando suas habilidades de comunicação através da linguagem corporal.

Melhor desempenho na escola

“Como trabalhamos com as técnicas de voz, os alunos se articulam melhor. Em casos de alunos com muita timidez, por exemplo, percebemos uma melhor desenvoltura e liberdade nas apresentações de trabalhos em sala de aula”, revela a professora. Partindo disso, as aulas de teatro estão contribuindo para o desenvolvimento de habilidades dos alunos, melhorando seus desempenhos dentro das salas de aula.

Além disso, nas datas comemorativas, os alunos fazem apresentações temáticas, como por exemplo, o São João. “Vamos trabalhar com o tema de casamento na roça aqui no colégio. Por enquanto, fazemos apresentações no espaço da escola, mas podemos também fazer em outros espaços, caso haja convite”, finaliza Malena.

(Fonte: MSV)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox