secom bahia prefeitura ilheus pmi


Hospital Regional Costa do Cacau mantém fluxograma para colaboradores com suspeita de síndromes gripais

0
330

Com a mudança climática provocada pelo outono e as oscilações para as temperaturas mais baixas, a incidência de gripes e resfriados aumenta neste período do ano, atento a este cenário o setor Medicina Ocupacional do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, mantém seu fluxograma para atendimento aos colaboradores com suspeita de síndromes gripais.

De acordo com a enfermeira do Trabalho, Jaline Nunes, este é o mesmo procedimento estabelecido em março de 2020 com a chegada da pandemia da Covid-19 e atualizado no último mês de janeiro. “Recentemente o Ministério da Saúde anunciou o fim da emergência sanitária, mas devemos atentar que, mesmo com a redução dos índices de infecção da Covid-19, o coronavírus e outros vírus gripais podem contaminar as pessoas”, afirmou.

A enfermeira reforça que o colaborador, com sintomas respiratórios em ambiente de trabalho, deve comunicar seu estado de saúde ao coordenador imediato que o encaminhará para avaliação com o médico da emergência para conduta de testagem e afastamento, quando necessário. Posteriormente, a medicina do trabalho e departamento pessoal serão comunicados, disse.

“O colaborador que estiver em casa com sintomas respiratórios deverá procurar atendimento médico em unidade de saúde, utilizando sua máscara de proteção. Caso aconteça a prescrição de um atestado médico, este deve ser enviado, por um portador de confiança do funcionário, ao departamento de pessoal até 1º dia útil após do diagnóstico que estabeleceu seu afastamento do trabalho. Retornando às atividades laborais, após avaliação com o médico do trabalho do HRCC”, assegurou Jaline Nunes.

A enfermeira do Trabalho sinalizou ainda a importância da vacinação, como forma de prevenir a incidência de doenças respiratórias. “É importante manter a caderneta de vacinação sempre atualizada com a três doses contra a Covid-19 e vacina da influenza H1N1, H3N2 e tipo b, todas disponibilizadas nas redes de saúde do município”, concluiu. 

Campanha contra Influenza e Sarampo – Entre os últimos dias 11 e 14 de abril, o HRCC disponibilizou doses de imunizantes contra Influenza e Sarampo para todos os funcionários. A ação foi desenvolvida conforme a campanha nacional determinada pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Publique seu comentário

WordPress Lightbox