secom bahia prefeitura ilheus pmi


Programação diversa marca comemoração ao 2 de Julho

0
261

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através de suas unidades vinculadas, celebra  os 191 anos da independência da Bahia, no próximo 2 de Julho, com a realização de uma série de atividades artístico-culturais em homenagem a essa significativa data para o povo baiano, comemorada desde 1824. 

A programação diversificada se estende até o final de Julho e tem início já na próxima segunda-feira (30), data na qual o  Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon (FPC), instituição vinculada à SecultBA, realizará “Caminhos para o 2 de Julho: de Pirajá ao Campo Grande”, uma aula pública itinerante ministrada pelo professor Sérgio Guerra Filho sobre o processo de luta pela emancipação do Brasil na Bahia e a simbologia dos festejos. 

Já no dia 2 de Julho, o projeto Esperando o Caboclo, promovido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), unidade da SecultBA, ganha uma nova edição, com a participação de alas percussivas de alguns dos principais blocos afro e de rua, como Didá, Cortejo Afro e Muzenza, além do Bandão Verde Rosa e do cortejo das Filhas de Gandhy no Largo do Pelourinho, que recepcionarão o cortejo cívico da Independência em sua chegada ao Largo do Pelourinho pela manhã. 

Por sua ligação com a história do Brasil, e por tratar de temas como as lutas e conquistas das classes populares, o samba foi escolhido para dar o tom da festa da Independência. Por isso, ainda no Pelourinho, no período da tarde, acontece o Samba da Independência a partir das 14h30. No Largo Pedro Archanjo, os grupos Academia do Samba, Conexão Negra e o sambista Walmir Lima são as atrações. Já no Largo Tereza Batista, o grupo Seja Você um Sambista abre a festa, que ainda conta com Anjo Bom e Cristina e Samba Sinfonia. A cantora Rose Belo começa o samba no Largo Quincas Berro D’Água, seguida por Claudete Macedo e pelo sambista Firmino de Itapuã. No retorno do Caboclo à Lapinha, também haverá cortejo das Filhas de Gandhy e grande roda de Capoeira no Terreiro de Jesus. 

A Volta do Caboclo 

No sábado (05), acontece o retorno do Caboclo do Campo Grande à Lapinha. Sua passagem à noite pelo Largo do Pelourinho será novamente saudada por clarins. Nas ruas, o cortejo das Filhas de Gandhy também festeja, a partir das 18h. A programação artística nos largos começa às 21h, com a cantora Lia Chaves no Pedro Archanjo, e Emerson Leão no Quincas Berro D’Água. 

Preservação e Memória 

Responsável pela divulgação da história e preservação da memória da Bahia, a FPC prepara uma programação que terá início no dia 30 de junho com diversas ações culturais e educativas que vão se estender até o final de julho. No dia 30, o Centro de Memória da Bahia realizará a ação “Caminhos para o 2 de Julho: de Pirajá ao Campo Grande”. Para participar da aula, os interessados devem realizar inscrição gratuita via email (cmb.fpc@fpc.ba.gov.br) até o dia 27/06. As vagas são limitadas e os participantes terão direito a certificado. 

Dia 2, no cortejo, a Fundação estará presente na Lapinha, no Santo Antônio Além do Carmo e no Terreiro de Jesus com estandes para que o público possa adquirir informações sobre a história e totens em tamanho real dos personagens mais populares das batalhas. 

Com o propósito de aproximar os jovens com a história da Bahia, a partir do dia 15 de julho, estudantes da rede pública de ensino assistirão a palestras ministradas por historiadores nas bibliotecas públicas. Na Biblioteca Virtual 2 de Julho, será lançado o “Tabuleiro Virtual 2 de Julho”, um jogo lúdico-educativo que testará o conhecimento do público sobre a data histórica. O jogo poderá ser acessado no site da Biblioteca (>;www.bv2dejulho.ba.gov.br) e no aplicativo para o Facebook (>;https://www.facebook.com/fpedrocalmon), além de ser levado às bibliotecas físicas nos dias das palestras. 

A Biblioteca Virtual ainda lançará três publicações: a 2ª edição da Revista Resgate da Memória; que reunirá produções historiográficas de estudiosos consagrados e de novos talentos; o Calendário Histórico, no qual o usuário poderá acessar verbetes históricos e culturais de diferentes fases da História da Bahia; e a Revista Digital Conversando com a sua História com transcrição e registro audiovisual das palestras oferecidas pelo Centro de Memória da Bahia. Todas essas publicações poderão ser consultadas gratuitamente, no site da Biblioteca, a partir do dia 2 de Julho. No Arquivo Público, a exposição será feita na abertura da segunda temporada da 3ª Bienal da Bahia, entre os dias 17 e 19 de julho.                                                                                                   

‘Cortejo 2 de Julho’ e bairro da ‘Soledade’ são protegidos pelo Estado 

A legislação baiana e brasileira estabelecem normas e critérios para proteção dos bens culturais. O patrimônio material – edificações e obras de arte – é geralmente protegido através do tombamento e o imaterial – manifestações culturais – através do registro.  São instrumentos previstos em lei, adotados pelo Estado da Bahia, no caso da proteção estadual, e pelo IPHAN/Ministério da Cultura, quando a proteção for de interesse nacional. Assim, na data magna da Bahia, próximo dia 2 de julho (2014), a SecultBA tem uma tarefa especial que é a proteção do ‘Cortejo 2 de Julho’ e do bairro da ‘Soledade’ que fica no percurso desse cortejo e que são protegidos pela legislação vigente.

 

SERVIÇO

 

DIA 30/06

 

–  Aula Pública “Caminhos para o 2 de Julho: de Pirajá ao Campo Grande”:  8h, saindo da Biblioteca Pública do Estado (Barris), com professor Sergio Guerra Filho. Inscrições gratuitas no email cmb.fpc@fpc.ba.gov.braté 27/06. Vagas limitadas. Itinerário: Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Largo de Pirajá – Largo da Lapinha – Largo do Santo Antônio – Praça Municipal – Praça da Piedade – Largo do Campo Grande.

 

DIA 1º/07

 

– Chegada do fogo simbólico à Pirajá, às

 

DIA 02/07

 

–  Biblioteca Virtual 2 de Julho lança game educativo e três publicações sobre a história da Bahia e o 2 de Julho: o jogo “Tabuleiro Virtual 2 de Julho”; “Revista Resgate da Memória”; “Calendário Histórico”; “Revista Digital Conversando com a sua História”, no endereço >;www.bv2dejulho.ba.gov.br, a partir do dia 2 de julho.

 

– Exposição de totens dos personagens históricos do 2 de Julho e distribuição de materiais informativos: Bibliotecas e Estandes na Lapinha, Santo Antônio Além do Carmo e Praça Municipal, percurso do cortejo.

Saída do Caboclo e da Cabocla em direção ao Campo Grande: manhã

– Grupos Didá, Cortejo Afro, Bandão Verde Rosa, Muzenza e Filhas de Gandhy: apresentação nos largos do Pelourinho, no turno da manhã (acesso gratuito)

– Clarins anunciadores: na sacada do CCPI – Casa 12, no turno da manhã (acesso gratuito)

– Academia do Samba: apresentação no largo Pedro Archanjo às 14h30 (acesso gratuito)

– Seja Você Um Sambista: apresentação na Praça Tereza Batista às 14h30 (acesso gratuito)

– Rose Belo: apresentação no largo Quincas Berros D’água às 14h30 (acesso gratuito)

– Conexão Negra: apresentação no largo Pedro Archanjo às 17h (acesso gratuito)

– Cristina e Samba Sinfonia: apresentação na Praça Tereza Batista às 17h (acesso gratuito)

– Claudete Macedo: apresentação no largo Quincas Berros D’água às 17h (acesso gratuito)

– Walmir Lima: apresentação no largo Pedro Archanjo às 19h30 (acesso gratuito)

– Anjo Bom: apresentação na Praça Tereza Batista às 19h30 (acesso gratuito)

– Firmino de Itapuã: apresentação no largo Quincas Berros D’água às 19h30 (acesso gratuito) 

DIA 05/07 

– Retorno do Caboclo e da Cabocla à Lapinha

– Lia Chaves: no largo Pedro Archanjo às 21h (acesso gratuito)

– Banda Arapuka (evento apoiado): Tributo a Raul Seixas às 21h na Praça Tereza Batista, custo: R$ 10,00

– Emerson Leão: no largo Quincas Berros D’água, às 21h (acesso gratuito) 

DIA 15/07 

–  Projeto “História em Movimento: Dois de Julho em debate”: Palestras nas Bibliotecas Públicas, a partir de 15 de julho.  

DIA 17/07 

Exposição de totens dos personagens históricos do 2 de Julho: no Arquivo Público da Bahia durante a abertura da segunda temporada da 3ª Bienal da Bahia, entre os dias 17 e 19 de julho.

(Fonte: Secult/BA)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox