secom bahia prefeitura ilheus pmi


Personagens das canções de Dorival Caymmi são temas de livro

0
337

Capa.MontagemA publicação tem patrocínio da Braskem e foi impressa em Vitopaper, papel produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, eternizando figuras como João Valentão, Gabriela e Rosa Morena

Caymmianos: Personagens das Canções de Dorival Caymmi. Esse é o título do segundo livro do escritor Marielson Carvalho, que será lançado no próximo dia 3 de dezembro, em Salvador. A publicação da Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) tem patrocínio da Braskem e foi impressa em Vitopaper®, papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo. Em suas 200 páginas, o livro ressalta os personagens das canções do cantor e compositor baiano, conhecidas justamente pela referência a pescadores, baianas, orixás, mulheres sambadeiras, entre outros. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorando em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), há 17 anos Marielson se dedica a pesquisar sobre a obra de Dorival Caymmi.

Sobre o Vitopaper®

O Vitopaper® é um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão. Produzido pela maior processadora de polipropileno da América Latina, a Vitopel. O papel sintético exigiu três anos de pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O Vitopaper® é produzido a partir de filmes plásticos vendidos para embalar produtos como chocolate e salgadinhos, entre outros, que são utilizados após o consumo. Para cada tonelada produzida deste papel, deixam de ser enviados aos aterros e lixões 850 quilos de resíduos plásticos.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais.

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em R$ 15 bilhões.

(Fonte: Rafael Veloso)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox