secom bahia


Natal na Praça movimenta o Pontal esta semana

0
233

Natal na Praça - visite o maior presépio da cidadeCom o maior presépio público de Ilhéus, o Natal na Praça recebe visitas da população em clima de Natal, com missas, diversas atrações e atendimentos gratuitos

A festa natalina da comunidade acontece de 13 a 19 de dezembro, em Ilhéus, com a 9ª edição do Natal na Praça do Pontal, realizado pela Paróquia São João Batista, da Diocese de Ilhéus. Aberto ao público, o festejo ocorre com celebrações eucarísticas, atrações com diversos shows gratuitos, apresentações teatrais, de dança, cantos corais, sempre às 19h, além de atendimentos de saúde gratuitos para a população, de quarta a sexta-feira das 14h às 17h. Confira a programação.

“A festa que mais marca as nossas histórias de adultos, e quando éramos crianças, é o Natal”, explica o Padre da Paróquia São João Batista, o Pároco Joelson Dias, que informa o principal objetivo do evento, “anunciar o verdadeiro sentido do Natal, Jesus, o tempo do advento, aquele que há de vir, que está para chegar”.

Toda a comunidade está convidada para 9º Natal na Praça. Além das apresentações culturais gratuitas, bandas católicas e seculares, há a exposição do maior presépio público de Ilhéus, assim como, todos os dias antes dos shows, haverá celebração pública na praça, com missa, novena e benção do santíssimo, sempre as 19 horas. “Estamos também integrados com a cultura e festa popular, trazendo bandas seculares. Algumas pessoas dificilmente poderiam pagar para assistir um show, por exemplo, da banda Lordão, que não nos cobrou o cachê”, afirmou o Pároco Joelson.

Iniciado há nove anos pelo Pe. Jarmil Sarmento, o projeto é elogiado e abraçado pelo Pe. Joelson, dada a importância da evangelização para a comunidade e, sobretudo, para as crianças. “‘Eis que vos anuncio uma grande alegria, nasceu para vós o Salvador’, diz o Evangelho de São Lucas. É essa palavra que a gente traz, para que o Natal seja realmente uma festa de alegria, confraternização, para reunir as famílias, as pessoas de forma pacífica e harmoniosa. Porque o Natal ficou muito reduzido ao comércio e à figura de papai noel, sem uma associação direta ao nascimento de Cristo. Então, divulgar o Natal, é uma ideia excelente, em que a criança tem liberdade para participar. Isso é grandioso, as crianças crescerem com esse espírito natalino, o espírito da ação de Cristo”, destacou o Pároco Joelson.

De quarta (16) a sexta-feira (18) desta semana, atendimentos de saúde gratuitos também serão oferecidos para a população, das 14h as 17h, por meio da parceria da Paróquia realizadora com a Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus. Terá atendimentos como na área odontológica, por meio da estrutura do Odontomóvel, aferição de pressão arterial, testes de glicemias, vacinação de crianças e adultos e triagem contra o câncer de mama e próstata.

O evento recebeu a confirmação do policiamento pela 69ª Companhia Independente de Polícia Militar da Zona Sul de Ilhéus, é patrocinado pela Pastoral do Dízimo, pelas pessoas e bandas que não cobraram cachê para as apresentações, além da colaboração da Pizzaria Pinochio. O pároco explica que o custo do evento é alto e contou-se com pouco patrocínio. A organização tem a expectativa de receber ajuda da Prefeitura, que até o momento foi confirmada mas ainda não se efetivou. Quem quiser ajudar no custeio das despesas pode entrar em contato com a secretaria (73) 3632-7113.

Confira a Programação

14/12 > Segunda-feira

19h Benção do Santíssimo e Entrega da Vela da Família

Atrações: Luís Fábio e Banda, Paulo Henrique, Abiel, Edu Neto

15/12 > Terça-feira

19h Missa da Partilha dos Alimentos Não Perecíveis

Atrações: Armando Lui e Banda Lordão

16/12 > Quarta-Feira

19h Novena de Natal

Atrações: Coral da CEPLAC, Arrisca Cia de Dança, Neya dos Anjos e Amigos em Canção, Servir e Adorar

17/12 > Quinta-Feira

19h Missa pela Paz Mundial

Atrações: Estação da Dança, Banda Filhos de Davi, Eneuc, Lumen Christ

18/12 > Sexta-Feira

19h Missa da Misericórdia com Benção das Crianças

Atrações: Núcleo de Dança, Teatro Vinde e Vede, Banda Vinde e Vede, Banda Dibalada

19/12 > Sábado

19h30 Missa de Ação de Graças com Benção Papal

Abertura do Ano da Misericórdia

(Fonte: Anna de Oliveira)

Publique seu comentário