secom bahia prefeitura ilheus pmi


Carrapatos infestam rua no Nelson Costa

1
245
Rua Hortência, bairro Nelson Costa, em Ilhéus.

Rua Hortência, bairro Nelson Costa, em Ilhéus.

Mortos na calçada, andando pelo passeio e até subindo pelas paredes, é a constatação imediata que a Rua Hortência, no bairro Nelson Costa, em Ilhéus, sofre uma infestação de carrapatos. O problema que é visto na rua, se agrava nas residências, os parasitas atacam os moradores e animais domésticos, fato que leva riscos à saúde de quem se expõe aos artrópodes.

De acordo com uma médica veterinária consultada, o carrapato pode provocar diversas doenças, desde alergias na pele até o contágio da febre maculosa. Esta doença infecciosa é transmitida especificamente pelo carrapato estrela, conhecido também como carrapato de cavalo. A enfermidade causa febre aguda, tem gravidade variável, é causada por uma bactéria (Rickettsia ricketsii), e por vezes, pode levar a morte.

A especialista também comentou que para o combate da infestação é necessário tratar os animais atingidos, com medicamentos específicos e também higienizar os ambientes com produtos apropriados, onde os artrópodes habitam. Toda essa ação deve ser analisada e acompanhada por um profissional de saúde e por um médico veterinário qualificado.

Carrapatos mortos no passeio.

Carrapatos mortos no passeio.

Uma moradora da localidade relatou que é a única a adotar medidas para tentar combater os carrapatos. “Eu coloco remédio no meu cachorro e aplico Barrage (carrapaticida) na minha casa e parte da rua, mas alguns moradores daqui não cuidam dos seus animais e não colocam produtos para eliminar o problema”, desabafou.

Carrapato subindo pela parede.

Carrapato subindo pela parede.

A moradora também revelou que está preocupada com um terreno que está servindo como depósito de entulhos e que durante as chuvas vários materiais jogados neste local viram focos do mosquito Aedes. “Além da infestação de carrapatos, temos um local aqui que virou ponto de lixo e entulho, inclusive alguns moradores estão jogando mais materiais neste terreno, é preciso que a gente tome uma atitude conjunta para resolvermos os nossos problemas”, concluiu.

 

Cachorro passeando na rua. Exposto aos carrapatos.

Cachorro passeando na rua. Exposto aos carrapatos.

Terreno que serve como depósito de entulho.

Terreno que serve como depósito de entulho.

1 comment

  1. Ana 14 março, 2016 at 23:28 Responder

    Realmente está ocorrendo essa infestação de carrapatos no Nelson Costa mesmo. Na rua Bem-me-quer também já foi observado pelos moradores da rua. A zoonozes poderia verificar essa questão, por favor! Estamos preocupados!!

Publique seu comentário

WordPress Lightbox