secom bahia prefeitura ilheus pmi


Moradores de rua afetam rotina no bairro do Pontal

0
273
IMG-20160506-WA0002

Moradores de rua dormem em galeria comercial.

Aumentam a cada dia as reclamações de moradores, comerciantes e clientes que frequentam a praça São João Batista e suas imediações, no bairro do Pontal, em Ilhéus. “Não tem hora, é pela manhã, pela tarde ou de noite. A todo momento aparece em minha porta uma pessoa pedindo comida ou algum tipo de ajuda”, desabafa uma moradora do bairro.

Além disso, comerciantes sofrem com a presença de indigentes, em uma galeria na esquina, ao lado da igreja, moradores de rua escolheram o local para descansar, dormir e até fazer necessidades fisiológicas. “Tem vezes que eu chego pela manhã e sinto um forte cheiro de urina, também percebi esses dias que tentaram arrombar a porta do meu comércio, notei que estava empenada”, reclama um comerciante local.

Nas portas de algumas padarias e outros pontos comerciais, alguns pedintes, também tentam conseguir dinheiro com clientes do comércio da Rua Coronel Pessoa. Algumas mulheres relataram que se sentiram ameaçadas com as investidas de alguns moradores de rua. “Sai da padaria e um homem, com aparência de bêbado começou insistentemente a me pedir dinheiro. Entrei no carro rapidamente e sai do local, não consegui nem ir ao supermercado”, relata uma consumidora.

A própria Praça São João Batista, que passou por uma reforma no ano passado, é utilizada pelos indigentes, de forma não adequada. Outro morador do bairro atribui aos mendigos a sujeira e a depreciação das instalações do local. “Pedras portuguesas retiradas, jardins pisoteados, materiais de papelão e todo tipo de sujeira são espalhados pela praça e na calçada da galeria comercial da esquina”, reclama o morador.

Nesta semana, uma turma de moradores de rua resolveu montar um acampamento, na orla do Pontal, nas imediações, quase em frente, ao Boticário. A situação atrapalha pedestres que costumam passar pelo calçadão. Uma mulher informou a nossa reportagem que está difícil até fazer caminhada, de acordo com a mesma, a importunação dos indigentes é constante.  Esperamos que a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus possa analisar a situação.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox