secom bahia prefeitura ilheus pmi


Liberação de Uber é debatida na Câmara de Ilhéus

0
415
uberilhéusNa 8ª sessão especial da Câmara de Vereadores de Ilhéus, proposta por Ivo Evangelista, que aconteceu na quarta-feira (01), a discussão em torno da chegada do serviço de Uber na cidade foi o principal tema debatido pelos edis.  A sessão teve participação do promotor de Justiça, Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, além de representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito; Detran, Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Rodoviários, Cooperativa dos Taxistas.

O Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”. Para o vereador Ivo Evangelista, “Discutir a questão do transporte é discutir a mobilidade, temos que avaliar se esse serviço é realmente necessário numa cidade como Ilhéus. Há demanda para isso? Existem os profissionais que trabalham no transporte alternativo que também merecem atenção. A vinda do Uber vai prejudicar táxi e transporte alternativo. Se o Uber com sua informalidade é legal, o alternativo também tem que ser”.

A insatisfação dos representantes das categorias que trabalham com transporte público está relacionada ao fato do Uber funcionar livremente, sem fiscalização municipal conforme a última aprovação do Senado Federal, não pagar os impostos cobrados aos demais e oferecer um serviço com custo abaixo do praticado no município. Para os representantes do transporte alternativo a situação ainda é mais preocupante, pois há mais de 20 anos buscam a regulamentação da profissão na cidade. Jailson Nascimento, presidente do Sinditáxi, afirmou que “o Uber pode ocasionar o desemprego de vários taxistas, dessa forma, não podemos ficar de braços cruzados aguardando que chegue a tal ponto”.

O vereador Makrisi Sá alertou que é necessário também ver a situação pela ótica do usuário do transporte público. Segundo ele, “Alguns locais de Ilhéus não são beneficiados com ônibus, muitas pessoas reclamam da superlotação dos ônibus, das condições em que muitos deles se encontram. Temos que defender a regularidade do transporte público para que nossa população seja beneficiada”.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox