secom bahia prefeitura ilheus pmi


Moção de reconhecimento à história de luta do Sintepav-Bahia é aprovada pela Câmara

0
393

Uma Moção de Aplauso, aprovada na sessão de ontem (20) na Câmara Municipal de Ilhéus, homenageou o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-Bahia) pelos seus 29 anos de fundação. A iniciativa partiu do vereador e sindicalista Luciano Luna (PV), que destacou o papel do sindicato na defesa dos seus filiados. Na oportunidade, a Câmara exibiu um documentário de 10 minutos narrando a história de luta do Sintepav-Bahia.

Luna lembrou que este importante sindicato baiano foi criado em 18 de julho de 1992. “São 29 anos de lutas e conquistas. Somos referência na América Latina, temos assento na Organização Internacional dos Trabalhadores”, lembrou o vereador, acrescentando que sem sindicato não existe a luta. “É árdua a luta. Mas é preciso destacar que sem a organização dos trabalhadores nada do que ocorre hoje de conquista teria acontecido”, completou.

Após a Constituição de 1988, quando o Ministério do Planejamento e Orçamento da União dividiu o ramo da construção em civil e pesada, os trabalhadores, que já erguiam obras de extrema importância para o País, puderam se organizar sem a intervenção estatal. Em 1992, o Sintepav – Bahia nasce. Em 2005, a nova direção iniciou o processo de construção de vínculos coletivos e unificou, por identidade de classe, os trabalhadores da construção pesada e montagem industrial do Estado da Bahia. Chegando a sua maior idade e amadurecido, atualmente, o Sintepav-Bahia também está presente no interior do Estado, através de suas sete sub-sedes, localizadas nas cidades de Camaçari, Caetité, Eunápolis, Ipiaú, Senhor do Bonfim, São Roque do Paraguaçu e Itabuna.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox