secom bahia prefeitura ilheus pmi


Comissão do Hospital Regional Costa do Cacau promove palestra sobre protocolo de antibioticoterapia

0
266

Na última quarta-feira (15), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu palestra referente ao programa de orientações sobre protocolos assistenciais institucionais da unidade. Na ocasião, os médicos infectologistas Gustavo Cunha e Marcelle Marçal abordaram questões sobre antibioticoterapia com médicos e enfermeiros.

A infectologista Marcelle Marçal explicou que a antibioticoterapia empírica, conhecida como terapia antimicrobiana empírica consiste em um conjunto de recomendações sobre o uso inicial de antimicrobianos, baseado no tipo de infecção e nos microrganismos mais comumente associados. “Ou seja, visa ao início precoce do medicamento adequado, sem postergar até que o resultado de uma cultura microbiológica esteja disponível”, contextualizou a médica.

De acordo com a infectologista, o protocolo de antibioticoterapia utilizado no hospital foi elaborado com base nos guias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sociedade Americana de Doenças Infecciosas (IDSA). “Procuramos fazer um trabalho adaptado à realidade do HRCC, tendo como base as peculiaridades da população atendida e os antibióticos encontrados no mercado”, explicou.
“O objetivo do nosso protocolo é promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde, o uso racional de antimicrobianos e prevenção de infecções”, complementou Marcelle Marçal.

Durante sua abordagem, o médico infectologista Gustavo Cunha destacou a importância da ficha de solicitação de antibioticoterapia, entre outras orientações referentes ao tema de sua apresentação. O evento realizado contou com o apoio do diretor técnico do HRCC, o médico intensivista José Américo Resende Júnior.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox