secom bahia prefeitura ilheus pmi


Suíca repudia expressão de Bolsonaro sobre negros serem pesados por arrobas

0
199

“Bolsonaro é racista e essa não é a primeira vez que ele mede os corpos negros como animais. Essa é a tática dos vermes racistas que tentam desumanizar o povo negro como pretexto moral para a escravidão dos africanos. O presidente reforça o que uma parcela da população brasileira ainda acredita que sua vida vale mais por não serem pretos”. A fala é uma adaptação do vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) a uma nota publicada pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) sobre mais um ato racista do presidente Bolsonaro.

Nesta quinta-feira (12), Suíca repudiou as declarações do chefe do Executivo nacional e cobrou posição dos órgãos federais competentes via Comissão de Reparação Racial da Câmara da capital baiana. O vereador soteropolitano disse ainda que Bolsonaro não esconde o racismo. “Se esse verme racista não for enquadrado pela Justiça urgentemente, e caso não faça seu papel, cabe a nós tirar esse fascista do Planalto em outubro deste ano. Precisamos eleger Lula mais uma vez para retomar a luta contra o racismo estrutural”, salienta o edil petista.

Suíca lembra que “tratar negros como animais sempre foi parte do processo de escravidão” e que “o Estado brasileiro precisa assumir sua parcela nesse processo que tem contribuído para o genocídio do povo negro neste país”. Ele aponta que é preciso, cotidianamente, “lutar por mais igualdade de oportunidades e contra a opressão social que condena milhares de brasileiros à morte ano após ano. Bolsonaro tenta constranger o movimento negro e todos os seus representantes. É uma vergonha para este país”, completa Suíca.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox