secom bahia prefeitura ilheus pmi


Cláudio Magalhães participa de reunião para tratar Lei da Capoeira em Ilhéus e destaca suas ações em prol dessa expressão cultural

0
273

Na última quinta-feira (02), o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) participou de uma reunião virtual com o Conselho Municipal de Educação de Ilhéus para tratar da Lei da Capoeira no município, conforme mestres e praticantes da arte reivindicaram durante uma audiência pública realizada na câmara no último mês de agosto.

De acordo, com Cláudio Magalhães, durante o encontro ficou decidido a organização de uma assembleia com os mestres de capoeira de Ilhéus, de diversos grupos, para que o Conselho Municipal de Educação de Cultura informe iniciativas tomadas para a salvaguarda a Capoeira. “Também, vamos requerer outra audiência pública na câmara de vereadores, na qual o conselho municipal falará sobre o plano municipal de educação e suas metas. Além de debater sobre as Leis 11.645/2008 (federal – que trata da obrigatoriedade da História e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o currículo escolar) e 3154/2004 (municipal – que dispõe sobre a orientação da educação física no ensino básico na rede de ensino público e privado) sua implementação na rede de ensino do município”, disse.

“Também informar que o Conselho Municipal alterou a Lei 2.628/1997 (municipal – que estrutura a entidade representativa) para dar assento à representação indígena, ainda a alterou a composição do Fórum Municipal de Educação para dar assento a representatividade da capoeira. Quero enfatizar que nossos dados escolares de Ilhéus, 65% dos estudantes se declaram pretos e pardos”, complementou Cláudio Magalhães.

Emenda com destinação de verba para a Cultura da Capoeira

O vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) destinou verba, de uma das suas emendas individuais, para alocar na Secretaria Especial de Cultura, em 2022, no valor de R$ 20 mil direcionada para a valorização da cultura da capoeira em Ilhéus.

O edil salienta que um povo não se constitui sem cultura, e um setor importante como este deve ser valorizado e apoiado. “Precisamos de ações que valorize a história e desenvolva a cultura local, para isso é necessário incluir a capoeira, movimento fundamental para enriquecimento cultural brasileiro”, assegurou.

“Em nossas emendas buscamos contemplar também, componentes da dimensão cultural do povo ilheense. A capoeira valorosa como cultura, esporte e turismo, e nossos capoeiristas aqui, muitas vezes, são o receptivo turístico de nossa cidade. Por esse e tanto outros motivos, destinamos despesas para valorização da capoeira, tão importante para todos nós”, concluiu.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox