secom bahia prefeitura ilheus pmi


Ação social anual da Clínica AMO faz rastreamento preventivo do câncer de mama no Outubro Rosa

0
404

Com o objetivo de manter a rotina de rastreamento para a prevenção do câncer de mama, em um grupo específico de 20 mulheres, a clínica AMO de Ilhéus, a CMI e o Laboratório Lidi  realizaram consultas e exames gratuitos, no último sábado (22). Essa ação social acontece anualmente e conta com apoio de entidades sociais que atuam no município, com o encaminhamento de pacientes para esse atendimento médico.

De acordo com Carine Patury, médica oncologista clínica, as pacientes passam pelo exame clínico da mama, exame de mamografia, entre outros procedimentos. “Este ano, a Clínica AMO convidou algumas mulheres durante um evento realizado na Creche Dom Eduardo, mas algumas que já participam anualmente da ação social chegaram por intermédio de outras instituições, como o Rotary”, informou.

A paciente Mirian Gomes, participou pela primeira do atendimento e disse que recebeu o convite através de um projeto da AMO na Creche Dom Eduardo, denominado ‘Amigo da Creche’. “Nesse Outubro Rosa recebemos essa informação dos cuidados, recebi este convite e fiquei encantada com a equipe da clínica, o acolhimento e de trazer informação e saber da importância de fazer esse rastreamento anualmente”, disse.

Manuella Bittencourt, médica radiologista, responsável por avaliar as imagens das pacientes, ressaltou a importância do exame de mamografia. “Neste Outubro Rosa da AMO estamos avaliando as mamografias das pacientes. A gente sabe o quão importante é para as pacientes, a partir dos 40 anos, a realização da mamografia anualmente. Estamos reforçando a importância desse procedimento, que tem a capacidade de detectar o câncer de mama em uma fase muito inicial, reduzindo as chances de morte. Esse exame salva vidas, por isso é importante realizar a mamografia, todos os anos, a partir dos 40 anos”, explicou.

O médico José Slaibi Filho, mastologista, disse que essa ação é realizada há alguns anos, especificamente, em Ilhéus. “Nós realizamos este programa de rastreamento nas mesmas pacientes cadastradas para o rastreamento organizado, com finalidade de fazer o diagnóstico do câncer de mama em uma fase precoce, na mesma paciente que vem todos os anos, isso que nos diferencia. Nós aqui realizamos o atendimento integral na saúde da mulher. Fazemos o atendimento com o ginecologista, exame Papanicolau, atendimento clínico e da mama, buscando o atendimento integral organizado”, destacou.

O mastologista ressaltou que a AMO, com este programa, está cumprindo um dos papéis primordiais da medicina que é o bem-estar e a ajuda ao próximo, principalmente os mais necessitados. “Além disso, temos um outro diferencial que nós fazemos aqui neste Outubro Rosa, essas 20 mulheres que são atendidas, caso elas tenham alguma alteração tanto clínica, quanto ginecológica, ou do ponto de vista da mastologia, nós damos seguimento a essa paciente, ela não é abandonada, caso venha apresentar uma alteração merecedora de fazer uma biópsia ou mesmo uma cirurgia, isso é feito gratuitamente”, complementou.

A paciente Ceres Maria Sousa Santos disse que o Outubro Rosa da AMO é muito importante para sua saúde. “Eu gosto porque a gente está fazendo um bem para gente, em busca da nossa saúde e se tiver alguma coisa de errado, a gente já sabe logo para se cuidar. Todos os anos venho nesse atendimento aqui. Agradeço o acolhimento que a gente recebe aqui, é muito importante para mim”, declarou.

Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes do 4º Ano de Medicina da UESC, Guilherme Pereira e Isabella Fernandes, participaram do evento e ressaltaram a importância dele para seus aprendizados. “A gente sabe que durante a graduação, algumas especialidades e práticas acabam sendo um pouco limitadas, então quando temos a oportunidade de acompanhar diversos especialistas aqui, com uma equipe multidisciplinar de ginecologia, mastologia, radiologia, de alta qualidade profissional, nós temos a oportunidade de aprofundar os nossos conhecimentos na prática, no exame físico, em relação anamnese com a paciente. Então é a oportunidade para aprender e enriquecer os nossos conhecimentos”, avaliou Guilherme Pereira.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox