secom bahia prefeitura ilheus pmi


Cláudio Magalhães defende percentual de vagas para mulheres em concurso da Câmara Municipal de Ilhéus

0
418

Na manhã da última quarta-feira, dia 08 de março, data de celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) participou de uma sessão especial na Câmara Municipal que prestou homenagens a servidoras da casa. O edil comemorou a presença da representação indígena e aproveitou para enaltecer todas as mulheres.

“Fico feliz em ver essas mulheres, Edna Tupinambá, Cris Joia, vice-presidente do meu partido, Suely Araponga, conselheira Estadual de Promoção dos Direitos das Mulheres, Maria Luna, secretaria do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Em nome delas, eu saúdo a todas vocês neste dia especial”, reverenciou.

Durante sessão plenária, à tarde, o vereador reforçou sua pauta em defesa dos direitos das mulheres. “Nesse grande expediente, volto a prestar minha homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Agradecer ao presidente dessa casa, Abraão, por essa iniciativa realizada nessa casa legislativa que brevemente construirá seu processo de concurso público”, iniciou.

“Isso está sinalizado para efetivar o que estabelece o serviço público, o ingresso do servidor por meio de concurso público. A gente precisa dar um exemplo não só aqui, mas principalmente para população de Ilhéus”, complementou.

O edil lembrou que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), foi assinado entre a casa legislativa municipal e o Ministério Público (MP), no qual a maioria dos vereadores concordaram. “Essa possibilidade levanta uma discussão. Porque na verdade, o Dia Internacional da Mulher não é apenas para gente parabenizar e agradecer. É também para que a gente possa, efetivamente apresentar propostas eficazes para diminuir a desigualdade entre homens e mulheres deste país, na Bahia e na nossa cidade”, disse.

“Para isso eu proponho que nessa discussão, a gente possa estabelecer um percentual de vagas para mulheres nesta casa. A gente percebe a presença efetiva delas, pela quantidade de servidoras contratadas que aqui temos. São muitas, entraram a partir da gestão do ex-presidente, Jerbson Moraes, estabelecendo uma participação de mulheres aqui na câmara. Então, a partir desse princípio a gente precisa estabelecer proposições que contemplem as mulheres, para que, a cada ano, a gente não fique esperando chegar o dia 08 de março. Elas precisam ser lembradas diuturnamente”, defendeu.

Igualdade de Gênero Já

Cláudio Magalhães afirmou que é preciso que todos compreendam, principalmente os homens, que as mulheres precisam ser defendidas do genocídio, do feminicídio e de outros ataques que sofrem diariamente. “Muitas vezes pela exclusão, que trazem a segregação de um país que compara o trabalho da mulher com o do homem, e classifica o trabalho da mulher com ‘inferior’. Igualdade de gênero não é uma perspectiva fora da democracia”, enfatizou.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox