secom bahia prefeitura ilheus pmi


Tupinambás de Olivença solicitam ao governador Jerônimo Rodrigues construção de creches e recuperação de estradas

0
685

Na última quinta-feira (20), durante a abertura do Chocolat Bahia Festival de Ilhéus, indígenas da etnia Tupinambás de Olivença, território litoral sul ilheense, entregaram dois ofícios ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com solicitações referentes a benfeitorias que visam beneficiar a comunidade.

Um dos documentos encaminhados ao gestor estadual pede a construção de duas creches, Catuana e Amotara, que funcionam atualmente em espaços alugados, de forma improvisada, atendendo mais de 200 crianças.
O outro ofício entregue a Jerônimo Rodrigues, solicita a intervenção urgente do governador para a reforma das estradas de Olivença – Sapucaeira – Santana, que se encontram em condições muito ruins de tráfego, com estado agravado devido às frequentes chuvas na região.

A Associação Indígena Tupinambá, autora dos pedidos, ressalta que essas vias são os principais acessos para o transporte de mercadorias produzidos pela comunidade, das pessoas por meio do transporte coletivo e de pacientes em ambulâncias para deslocamento aos equipamentos da rede de saúde do município e do estado.

Na ocasião, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB – Ilhéus), também indígena Tupinambá de Olivença, reforçou o pedido diante das reivindicações feitas pela comunidade. “Disse ao governador que essas solicitações precisam ser atendidas com urgência para a melhoria das condições de vida de todos que vivem nessa região”, destacou.

O edil também aproveitou a oportunidade para agradecer as políticas públicas que beneficiam os ilheenses. “Quero agradecer também as iniciativas de incentivo ao esporte, de qualificação profissional, estímulo da economia local e solidária, entre outros oportunidades conquistadas. Temos que cobrar o que ainda precisa ser feito, mas também reconhecer o que traz benefício para o povo de Ilhéus”, concluiu.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox