secom bahia prefeitura ilheus pmi


Uesc tem mais dois Doutorados aprovados pela Capes

0
289

Doutorado Profissional em Educação e o Doutorado em Modelagem Computacional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação aprovou, no dia 28 de agosto, mais dois novos doutorados para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Trata-se dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGE) e o de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (PPGMC), que servirão para impulsionar o avanço científico e social em nível nacional.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernanda Gaiotto, “o Doutorado em Educação é de suma importância para o sul da Bahia e região, visto que não existe oferta de curso neste nível e modalidade no interior da Bahia. Assim, este curso visa absorver a demanda reprimida da região e busca qualificar o desenvolvimento profissional dentro das escolas públicas. O curso irá contribuir significativamente para a formação técnica dos profissionais da educação, de modo a auxiliar na prática educacional, bem como na resolução de problemas na esfera educacional regional”.

A coordenadora do PPGE, professora doutora Cíntia Borges de Almeida, reforça o compromisso político e social da Instituição com a Educação Básica da Bahia “e se compromete a defender, ainda mais, o ensino de qualidade dentro da Uesc. Somos stricto sensu, modalidade profissional, e primamos pela formação para a pesquisa e para a prática docente”, afirma.

A Capes anunciou também, no dia 28, a aprovação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia. “Este novo curso não apenas fortalece a Bahia, mas também impactará positivamente o desenvolvimento acadêmico e científico em todo o país”, avalia a professora Fernanda Gaiotto.

O programa, que já oferece curso de mestrado, agora se estende para o nível de doutorado, proporcionará uma formação abrangente e de alto nível em modelagem computacional, de caráter interdisciplinar, que desempenha um papel essencial em diversos campos da ciência e tecnologia. A modelagem computacional utiliza modelos matemáticos e computacionais para simular fenômenos naturais, processos industriais e sistemas complexos, permitindo aos estudantes aplicar esses métodos inovadores em áreas tão diversas quanto biologia e engenharia.

O professor doutor Paulo Ambrósio, coordenador do programa, expressou sua satisfação com a aprovação: “Estamos entusiasmados com a oportunidade de avançar no conhecimento científico da modelagem computacional. O programa abrirá portas para pesquisas pioneiras e soluções tecnológicas que terão um impacto duradouro em nossa sociedade.”

Além de consolidar a posição da Bahia no cenário científico e tecnológico, a aprovação do curso de doutorado na Uesc vai contribuir significativamente para a ciência em nível nacional. Com um foco na formação de especialistas altamente qualificados, o programa promoverá a inovação, o empreendedorismo e a colaboração com indústrias e instituições locais, reforçando a economia e criando novas oportunidades de emprego para os graduados.

Da África do Sul, onde participa de missão acadêmica da Abruem, o reitor da Uesc, professor doutor Alessandro Fernandes, destacou que “a aprovação dos cursos de doutorado dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Educação e o de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia é um marco na trajetória da nossa Universidade. Estamos empenhados em promover a excelência acadêmica e contribuir para o crescimento intelectual e socioeconômico não apenas de nossa região, mas também do Brasil.”

(Fonte: Asom UESC)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox