secom bahia prefeitura ilheus pmi


Grupo de apoio a pacientes com câncer de mama e útero realiza caminhada solidária em Ilhéus

0
288

Um evento de conscientização sobre a importância da prevenção, realização do autoexame e do diagnóstico prematuro para que o câncer seja revertido e curado, a Caminhada das Guerreiras Bahia acontece no dia 29 de outubro, a partir das 16 horas, na Avenida Soares Lopes, com concentração em frente à Praça Castro Alves (Praça da Irene), seguindo até a Catedral de São Sebastião.

A ideia é passar a mensagem de que um paciente com câncer precisa ser acolhido, precisa de cuidados e mais que isso, precisa de amor, de carinho e de parceria.

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Um movimento mundial que, simbolizado pela rosa, nos convida a entender mais sobre a doença e principalmente, sobre tudo que a envolve, como alteração na rotina, questões emocionais e psicológicas, não apenas da paciente, mas de todo o seu círculo social.

O câncer precisa ser diagnosticado o mais rápido possível e a partir deste diagnóstico, é importante que a pessoa acometida conte com uma rede de apoio. Os pacientes de Ilhéus e região podem contar com um grupo que realiza um importante trabalho de acolhida a 500 mulheres, sendo 212 do município.

As Guerreiras Bahia estão há sete anos abraçando mulheres com câncer de mama e útero. São realizadas visitas, direcionamentos para um tratamento correto, distribuição de cestas básicas para as assistidas que precisam dessa ajuda, bem como de medicamentos. “Passo isso para as minhas guerreiras, que não podemos deixar a peteca cair. Então, a gente cuida das mulheres daqui de Ilhéus e das cidades vizinhas, como Una, Canavieiras, Itajuípe, Itabuna, Itacaré”, explicou Aline Andrade, coordenadora do grupo.

O papel das Guerreiras é humanizar todo esse processo e mostrar que o câncer pode ser passageiro, principalmente se diagnosticado precocemente e se todo o tratamento for realizado da forma correta.

Os participantes que quiserem aderir à campanha de arrecadação de fundos do grupo, podem adquirir camisetas da caminhada, através do contato (73) 9 8806-9659 ou, entrar em contato com as Guerreiras pelo Instagram @asguerreirasbahia.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox