secom bahia prefeitura ilheus pmi


Defesa Civil mantém alerta de chuvas e orienta moradores a deixarem casas em áreas de risco

0
270

Os moradores de Ilhéus devem redobrar a atenção durante o período chuvoso. A Defesa Civil do município reforçou o alerta para possibilidade de fortes chuvas ao longo deste final de semana e segue orientando a população que reside em áreas de risco a sair de suas residências e procurar abrigo em caso de situação de perigo iminente.

A cidade registrou um acumulado de 252 milímetros de chuvas desde a última terça-feira (23). Conforme o órgão, o transbordamento do Rio Cachoeira provocou alagamentos em alguns pontos do Banco da Vitória. Até o momento, 10 pessoas já foram acolhidas na Escola Municipal Herval Soledade.

Os moradores de áreas de encostas e morro precisam ficar atentos a qualquer movimento de terra, devido ao solo estar encharcado, e em caso de risco, a Defesa Civil pode ser acionada através do número (73) 97400 – 7521 (WhatsApp). A população também pode ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

As equipes realizam a limpeza de córregos e canais, desobstruindo bueiros e retirando resíduos que impedem a circulação nas vias públicas, bem como retirada de barro do interior das residências afetadas. Pessoas que moram em áreas de risco, incluindo comunidades ribeirinhas, devem sair dos imóveis avariados, em tempo, e se dirigir à casa de parentes e amigos ou aos abrigos institucionais temporários.

A Defesa Civil monitora a situação, por meio de vistorias, proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações. Contudo, todas as secretarias continuam mobilizadas para atender as ocorrências e levar assistência necessária às famílias. A previsão aponta 85 mm até esta segunda-feira (29), de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Publique seu comentário

WordPress Lightbox