secom bahia prefeitura ilheus pmi


Reunião promovida pelo IBDAH  estabelece Conselho Comunitário de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau Unidade do Governo da Bahia

0
365

Representantes de diversas instituições e órgãos locais, como: Ministério Público, CREMEB, Maçonaria, Igreja Católica, CDL, Universidade Ayfa, Rotary,  Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT-BA), Saúde Indígena da Sesai, imprensa,  Comunidade do Porto, Conselho Municipal de Saúde, entre outros,  participaram nesta quarta-feira (20), da primeira reunião do Conselho Comunitário de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade do Governo da Bahia, 100% SUS, com gestão do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH).

O encontro ocorreu no auditório do hospital, onde foi instituído o órgão de caráter consultivo e propositivo do equipamento de saúde, maior referência de média e alta complexidade no interior baiano.

Cesar Tibério assessor do IBDAH  declarou que a criação do conselho será uma importante ferramenta de diálogo e aproximará os profissionais do hospital com a comunidade e representantes de órgãos e instituições da região.

“A participação dos conselheiros faz-se importante pois contribui para o melhor funcionamento da saúde à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do auto cuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros”.

Cristine Camara diretora do hospital sinaliza  que com a criação do Conselho  “será  desenvolvido propostas e ações para buscar soluções em conjunto, assim conseguiremos ofertar, cada vez mais, serviços com qualidade e atendimento humanizado”.

Durante a reunião, o promotor de Justiça, Pedro Coelho fez um testemunho de reconhecimento sobre a importância do HRCC para a sociedade regional.

“Com o advento do Hospital Regional Costa do Cacau, o município deu um salto muito grande em atendimento e resolutividade na assistência médica. Um equipamento resolutivo. Hoje, a situação de judicialização diminuiu, isso comprova a resolutividade do hospital. Percebemos  que as melhorias no serviço público acontecem e cabe a nós mantermos o diálogo com a direção do hospital, e com  o instituto de gestão, ( IBDAH) e claro, com a Sesab”, declarou.

Segundo diretor técnico do HRCC Egídio Feitosa,  o hospital revolucionou o atendimento de média e alta complexidade no interior da Bahia. “Nós temos aqui um hospital de altíssimo valor para a saúde pública, com a oferta diversos procedimentos que antes os pacientes eram regulados para Salvador e hoje nós fazemos aqui, agora com o Conselho manteremos um diálogo maior com a população e seus representantes onde ouviremos sugestões e ampliaremos nossa qualidade dos serviços”, garantiu.

Avaliação:

Durante a visita guiada por setores do HRCC Rosângela Melo, médica pneumologista e coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) do HRRC, também conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia ressaltou a importância da unidade para a melhoria contínua da qualidade dos serviços médicos na região sul da Bahia.

“Vale salientar que nós temos no Hospital Regional Costa do Cacau, o Programa de Residência Médica com a oferta das especialidades em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva e Cardiologia. Além de ser uma formação de padrão ouro, a residência ajuda na fixação do médico, isso contribui com o fortalecimento da atuação da área de saúde na região”.

O vereador Kaique Souza parabenizou a iniciativa do IBDAH em buscar construir o Conselho Comunitário de Saúde que irá “trazer a comunidade para dentro do hospital “. Precisamos dar um basta em suposições e Fake News! Se ouvir algo sobre o atendimento no HRCC, procure saber da veracidade, o Conselho chega para ampliar a qualidade na assistência e unir a população com os profissionais do hospital, excelente iniciativa “, parabéns!.

Na ocasião, os membros do Conselhos fizeram uma visita guiada  para conheceram alguns setores da unidade hospitalar, entre esses o setor de almoxarifado, importante no abastecimento de insumos para assistência médica.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox