A ação acontece no estacionamento da 2 de Julho, próximo a Praça José Marcelino
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realiza, nesta quarta-feira (22), o 5º Mutirão Social e esta edição será voltada para a população em situação de rua. O evento acontece na Avenida 2 de Julho, no estacionamento ao lado da Praça José Marcelino, das 8 às 13 horas.
O objetivo do Mutirão Social é cuidar de uma parte da população que muitas vezes se torna invisível para a sociedade, mas que precisa de acolhimento, amor e garantia de direitos. Serão disponibilizadas duas equipes, uma durante a manhã e outra à tarde. A previsão é que cerca de 200 pessoas sejam atendidas e a ação não é exclusiva para o público-alvo.
O 5º Mutirão Social será uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Promoção Social (SPS), Saúde (Sesau), Políticas para Mulheres (SPM), e a Defensoria Pública, oferecendo uma ampla gama de serviços. A SPS será responsável pelo CadÚnico, BPC, Passe Livre e Bolsa Família. A SPM participará com o CRAM, acolhendo e orientando as mulheres que procurarem a equipe. Já a Sesau disponibilizará médico clínico, palestra sobre saúde bucal, atualização da carteira de vacinação, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e distribuição de preservativos. E a Defensoria Pública realizará registro civil e fornecerá orientações à população.
As ações junto à população de rua são realizadas de forma contínua
A população de rua, bem como a população vulnerável recebe acolhimento diário em Ilhéus. Em média, são atendidas de 35 a 50 pessoas por dia, que recebem alimentação – a entrega é feita na porta do Centro POP.
Além disso, os atendimentos, apesar do equipamento estar em reforma, continuam nas ruas, onde as equipes da SPS realizam abordagens e prestam todas as ações necessárias.
Serviço:
5º Mutirão Social
Local: Avenida 2 de Julho – Estacionamento próximo a Praça José Marcelino;
Data: 22 de maio;
Horário: das 08 às 13 horas