sufotur secom bahia


“Fala Ilhéus” é a grande novidade, até aqui, na pré-campanha de Ilhéus; dia 1º será no Malhado

0
131

O marítimo e mestre de capoeira Barreto, morador da zona norte, lamenta o caos que já é antigo nos postos de saúde. A professora Bárbara Neves, moradora da Conquista, revela o incômodo que é lecionar em um prédio alugado, com divisórias de “meia parede” e três salas que juntas abrigam 48 alunos. “Esse modelo não é mais nenhuma novidade para a gente”, disse. O servidor aposentado Luiz Machado pede a retomada de políticas públicas para os jovens. Entre estes moradores, uma certeza: esta é uma dura realidade que vem de muitas décadas na gestão pública de Ilhéus, cujos governos não conseguem estabelecer um diálogo resolutivo com as comunidades locais.

“É preciso entender que as necessidades da Conquista não são necessariamente as mesmas da Barra e vice-e-versa. E este modelo que nos é apresentado agora por Adélia (Pinheiro), de abrir o microfone e nos deixar falar e expor as nossas demandas, é de uma pré-candidata determinada a entender as nossas queixas históricas e dar a voz a quem nunca teve”, resume Luiz Machado.

*Projeto democrático e inovador*

Luiz se refere ao Projeto *Fala Ilhéus*, a nova sensação da pré-campanha eleitoral do município, até aqui realizada no Teotônio Vilela, em Olivença e na Conquista. Trata-se de uma série de encontros com as comunidades, idealizada pela professora Adélia Pinheiro, pré-candidata a prefeita de Ilhéus, com o objetivo de ouvir os moradores de todas as regiões da cidade, com sugestões e críticas que vão nortear e ser incorporadas ao Plano de Governo Participativo, que será registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), junto com a homologação da candidatura de Adélia.

O *Fala Ilhéus* tem a proposta de alinhar os desejos e as ideias nascidos das vivências e das necessidades da população, com uma administração comprometida. Ainda estão previstos encontros e debates em oito comunidades locais, sendo duas com perfis temáticos voltados para a juventude e para as mulheres. No próximo dia 1º de junho, o *Fala Ilhéus* vai acontecer na Litorânea Norte, bairro do Malhado, a partir das 18h30min. “Esta é uma proposta inovadora para a nossa região”, diz Adélia. “Entendemos que quem vive os problemas no dia-a-dia e sente na pele as dificuldades é quem tem, de fato, autoridade para dizer o que é preciso melhorar e o que é prioridade,” assegura.

*Olho no olho*

Adélia destaca ainda que mesmo conhecendo as necessidades coletivas de Ilhéus tem sido especial olhar no olho das pessoas, perceber os desejos que podem mudar a realidade delas. “O que estamos fazendo é o que a população sempre quis e os governos até aqui nunca deram espaço: lincar o desejo do povo ao compromisso da mudança”, reforça a pré-candidata.

Além dos eventos, os ilheenses podem participar do Fala Ilhéus pela internet, no endereço: www.falailheus.com.br

Publique seu comentário

WordPress Lightbox