secom bahia prefeitura ilheus pmi


Professora lança livro “Aborto – As implicações espirituais” na Faculdade de Ilhéus na terça-feira (17)

0
560

A enfermeira e professora Eliene Maria dos Santos Tranzillo lança o livro Aborto – As implicações espirituais e para a saúde da mulher, no próximo dia 17, terça-feira, às 19 horas, no auditório Professora Adélia Melo, na Faculdade de Ilhéus. A obra, editada pela Livraria Mente Aberta, faz parte de um trabalho de pesquisa desenvolvido em nível de pós-graduação. O lançamento é aberto à comunidade acadêmica e  sociedade civil.

A professora é graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além das especializações em Saúde Pública; Obstetrícia e Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde. Ela é Mestra em Saúde Pública e professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus.

Segundo Eliene Tranzillo, “este livro apresenta oportunas considerações sobre as implicações para a saúde física, psíquica e espiritual da mulher”. Ela explica que, na verdade, o livro é fruto de um sonho, no qual uma pessoa a orientava a fazer uma pós-graduação, cuja modalidade ela resistia. Após um período de dúvidas e consultas, a professora seguiu a recomendação e associou o sonho ao trabalho que desenvolve com gestantes carentes em Nova Ferradas. À época, a enfermeira era auditora do Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, e para cumprir o requisito de conclusão da Pós, resolveu escrever sobre um fato que a inquietava – o número exponencial de curetagens pós-abortamento, sobretudo, em adolescentes que se mantinham no ciclo de abortamento/concepção, concepção/abortamento.

Tranzillo descreve através de resultado de pesquisas que “um conflito psicológico surge na mulher que se envolveu com o ato abortivo, que não sendo hoje, ressurgirá mais tarde, quando o declínio dos anos a convidar para reflexão”.

Este é o seu segundo livro. O primeiro, foi realizado em parceria com a enfermeira e professora da UESC, Andrea Evangelista Lavinsky, intitulado “Gerenciamento dos Resíduos Hospitalares: uma questão de sobrevivência”, que trata da problemática do lixo e suas implicações para a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox