secom bahia prefeitura ilheus pmi


Povo Tupinambá de Olivença diz não ao PL 490 e realiza ato contra o projeto nesta terça-feira (30)

0
715

O povo Tupinambá de Olivença está unido, nesta terça-feira (30), em protesto contra o PL 490, que propõe estabelecer a teste do marco temporal para territórios indígenas e entra na pauta de votação hoje no Congresso Nacional.

A mobilização contra o PL 490, começou nesta manhã, em frente ao condomínio Jubiabá, em Olivença, e segue até a votação do texto no plenário do parlamento federal.

As comunidades indígenas de todo Brasil atendem ao convite de mobilização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Lideranças indígenas da etnia Tupinambá de Olivença pediram a colaboração e compreensão dos não indígenas, que também estão nessa luta a favor da demarcação dos seus territórios, ainda expressaram que o marco temporal, caso aprovado, afeta de modo profundo a vida dos povos originários.

Leia convocação da AIPB abaixo.

MOBILIZAÇÃO GERAL CONTRA O PL490

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, convida a todos os povos, lideranças, anciões, caciques, juventude indígena, homens e mulheres guerreir@s, para juntos mobilizarmos contra o genocídio dos nossos povos contra a tese do Marco Temporal.

Parentes, a luta continua vamos juntos lutar pelo direito originário aos territórios ancestrais.

Um genocídio legislado está em tramitação no Congresso, o regime de urgência do Projeto de Lei 490/2007 foi aprovado, e o seu mérito está previsto para ser votado na próxima terça-feira 30/05.

Esse PL leva para o legislativo a tese do Marco Temporal e ataca diretamente os direitos dos povos indígenas.

A tese do marco temporal que está tramitando no Supremo Tribunal Federal é uma verdadeira afronta aos direitos territoriais dos povos indígenas e está prevista para entrar em pauta novamente.

Convocamos toda nossa rede, povos, comunidades, organizações e lideranças a se mobilizar em manifestação e protesto no dia 30/05 – terça-feira, aqui em Brasília, nas suas cidades, nas capitais dos estados, nas comunidades, aldeias, onde for necessário, demonstrando o nosso repúdio a aprovação do PL 490 e mostrando nossa força na luta pela defesa dos nossos direitos. Façam seus cartazes, suas faixas, pinturas corporais, atos de protesto, se mobilize em defesa da vida e dos nossos povos e territórios.

MOBILIZAÇÃO GERAL

Pela justiça climática
Pelo futuro do planeta
Pelas vidas indígenas
Pela democracia
Pelo direito originário/ancestral
Pelo fim do genocídio
Pelo direito à vida
Por demarcação já
Pelo direito à vida
NÃO AO MARCO TEMPORAL

Saiba mais:

Marco Temporal

Siga @apiboficial e nossas organizações regionais indígenas de base para fortalecer a luta dos povos indígenas: @apoinme_brasil | @coiabamazonia | @arpinsuloficial | @cons.terena | @atyguasu | @yvyrupa.cgy | @arpinsudestesprj

#MarcoTemporalNÃO
#DemarcaçãoJá
#DemarcaçãoÉDemocracia
#Muitaterraprapoucofazendeiro
#IsoladosEmRisco
#NossoDireitoÉOriginário
#LutapelaVida

 

Publique seu comentário

WordPress Lightbox