O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promoveu, nos últimos dias 03 e 04 de setembro, um treinamento com o tema “Transfusão de hemocomponentes e segurança transfusional”. A atividade faz parte do programa gerido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da unidade.
O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável pela Agência Transfusional (AT) do HRCC, relata que é muito importante o treinamento constante para as equipes assistenciais. “Neste treinamento, nós estamos fazendo uma instrução sobre do ato transfusional, muito importante para salvar vidas, mas nós precisamos ter muitos cuidados, muito critério e seguir à risca a legislação”, destacou.
Ele reforça que é adotado todo o rigor necessário com os protocolos em relação à transfusão. “Assim como pode ocorrer com medicamentos, as transfusões também podem ocasionar reações adversas. Então, nós devemos fazer o passo a passo rigoroso, desde a doação lá no banco de sangue, com os testes para liberação, sorologias para identificar patologias a fim de evitar a transmissão de doenças”, explicou.
Com a chegada das bolsas de sangue no hospital, é verificada a compatibilidade com o receptor da doação, aquele que vai receber a transfusão, assegura o médico. “Somos extremamente rigorosos com esses protocolos. Para isso, nós temos que treinar as equipes rotineiramente para continuar o tratamento correto com o paciente e salvar vidas”, afirmou.
A farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, da AT do HRCC, esclarece que os treinamentos realizados abrangem as partes teórica e prática. “Os treinamentos realizados são complementados por visitas aos locais de atuação dos profissionais, como enfermarias, emergências e unidades de terapia intensiva. Em nossas abordagens, esclarecemos dúvidas que possam existir sobre o processo transfusional, garantindo que todos compreendam corretamente as práticas e procedimentos envolvidos”, explicou.
Ela ainda complementa que outro ponto fundamental diante dessa questão é a conscientização sobre a doação de sangue para a população. “Os estoques de sangue frequentemente enfrentam déficits significativos. A participação da população contribuindo com as doações é fundamental para manter um nível adequado de hemocomponentes para os pacientes que necessitam. Peço a todos que se sensibilizem para a doação, esse ato nobre que salva vidas”, concluiu.
Locais para doação de sangue
Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.
Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.
Critérios para doação de sangue – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), entidade vinculada à Sesab, para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.