Cláudio Antonio Carilo de Magalhães, nascido em Ilhéus, 58 anos, da etnia tupinambá, é o primeiro indígena eleito vereador em Ilhéus. Conquistou a vaga no pleito municipal de 2020. No parlamento continuou dedicado às causas sociais, movimentos populares, e, em especial ao movimento de demarcação das terras indígenas no território de Olivença, em Ilhéus e no sul da Bahia.
Durante o seu mandato, 2021/2024, trouxe para o centro do debate a importância das discussões sobre políticas públicas para indígenas, negros e outras minorias. Cláudio foi fundamental para o incentivo ao esporte, trazendo programas como o “Esporte por Toda Parte”, ainda reconhecendo e apoiando atletas.
Também foi o responsável por articular a instalação da Areninha Society do Hernani Sá, maior equipamento esportivo inaugurado no bairro nos últimos anos. Cláudio ainda atuou decisivamente para trazer a oportunidade de qualificação profissional para milhares de jovens ilheenses, por meio do “Qualifica Bahia”, muitos dos alunos deste programa já estão atuando no mercado de trabalho.
Cláudio Magalhães trouxe para Ilhéus as feiras de economia solidária, uma oportunidade para pequenos e microempreendedores. Promoveu na câmara, audiências públicas que pautaram diversidade e inclusão, além de propostas para políticas públicas efetivas. Resgatou festas populares como o carnaval e São João de Olivença. Ainda o “Arraiá” em bairros, como o Ilhéus II.
Com atuação marcante, ampliou suas ações sociais em Ilhéus e hoje é considerado um dos vereadores com um dos mandatos mais relevantes para a população do município.
Cláudio Magalhães é 65123.